terça-feira, 17 de setembro de 2013

Yanka Gabrielly - atriz do Grupo Teatral Fábula



Yanka Gabrielly nasceu em Alfenas, sul de Minas Gerais. Desde da infância e interessou pela arte teatral, apresentando peças desde pequena. Sempre teve vontade aprimorar sua arte. Em 2010 apareceu a oportunidade de fazer aulas de teatro no Programa Cidade Escola de Alfenas. Pelo seu talento e dedicação começou a fazer parte do Grupo Teatral Fábula.  No mesmo ano apresentou a esquete “O Casamento de Narizinho” na Escola Municipal Doutor Fausto Monteiro em prol de levar cultura aos alunos da escola. No começo de 2011 atuou na peça “As Cores” escrita pelo ator Kelvin Divino na AABB (Colônia de Férias). Em 2011 escreveu, dirigiu e atuou como um caipira na peça curta “Êita Pamonha Enrolada” em homenagem ao dia da Consciência Negra, apresentando diversas vezes devido ao sucesso. Após isso, participou do espetáculo “Deu a Louca Nessa Fábula”, um conjunto de peças curtas escritas, em sua maioria, pelos integrantes do Fábula. Nesse evento atuou e dirigiu “Eita Pamonha Enrolada”, e atuou nas peças “Voltei para Ficar” e “O Casamento de Narizinho”.

Em outubro de 2011, apresentou a peça “Nada é o que Parece”, uma adaptação da obra de Rutinaldo Miranda Junior como Maria Feia na 1ª Mostra de Teatro de Rua de Alfenas promovido pelo CEPETEM (Centro de Pesquisa Teatro Mundo).

Participou do Festival de Peças Curtas de Alfenas (2011) e apresentou a esquete “Eita Pamonha Enrolada” como João, sendo premiada como a 1ª melhor atriz, 3ª melhor direção e 3ª melhor esquete.

Em 2012, escreveu, dirigiu e atuou na peça “Eita Carnaval Enrolado” e apresentou no Teatro Municipal de Alfenas. No mesmo ano, dirigiu a peça “Disque “S” para Separar Bruce e Jenifer” e aprentou na Escola Doutor Fausto Monteiro, levando cultura teatral aos estudantes da zona rural. Dirigiu, juntamente com Marcelo Divino, a peça “Cô Zé nem o Diabo Pode”, e apresentou diversas vezes em Alfenas, inclusive na 2ª Mostra de Teatro de Rua promovida pelo CEPETEM e, após o sucesso do espetáculo, foi apresentado também em São João del Rei- MG. Após isso, escreveu, atuou e dirigiu a peça “Eita Calor do Diabo”, conscientizando sobre o Aquecimento Global. Em novembro de 2012, Yanka atuou como A Mendiga Severina na peça “A Mendiga e o Magnata”, adaptação da obra de Rutinaldo Miranda Junior, tendo grande aceitação do público.

Atuou, na peça “Os Doces de Maneco e as Frutas de Lúcia” como Maneco apresentando no lançamento do livro “A Ilha e a Menina” da escritora Raquel de Souza, na cidade de Poços de Caldas – MG. Essas apresentações fizeram parte do projeto Ler e Contar desenvolvido por Raquel de Souza.

Atua como Secretária na ONG ATELIFA (Associação de Teatro e Literatura Fábula) cuja finalidade é promover a arte teatral e literária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário